Jovens e Escola

Jovens e Escola – Sintonia perfeita…

JOVENS E ESCOLA – SINTONIA PERFEITA COM BOA COMUNICAÇÃO QUE MOTIVA MUDANÇAS Jovens e escola… By Sueli Bravi

Jovens e Escola

JOVENS E ESCOLA – SINTONIA PERFEITA COM BOA COMUNICAÇÃO QUE MOTIVA MUDANÇAS

Jovens e escola…
By
Sueli Bravi Conte / junho 4, 2018
Publicado Revista Imediata – Indaiatuba SP

Com o avanço da violência, principalmente entre os mais jovens, a Escola passa a ser um comunicador essencial da paz. O combate à violência e agressividade começa em casa com a educação dos pais, mas deve continuar na Escola, e isso torna os educadores personagens principais contra as histórias tristes que independem de classe social. Portanto, falar sobre violência, principalmente para a juventude, parece fácil, mas não é bem assim. A violência está associada não só ao cenário urbano, mas também ao bater, castigar e nas palavras.

Os jovens tem se apresentado cada vez mais violentos e até perigosos, muitos não tem perspectiva de vida e já nascem em lares completamente desconstruídos de respeito e com uma visão do que é certo e errado muito deturpada. Assim, se a juventude é o futuro do Brasil, temos de conscientizá-los desde cedo para que amanhã o País não seja consumido pela violência. A receita mais simples é: Conversar. Colocar a violência em pauta.

Na vida nada é eterno, mas o que se aprende e absorve com amor e vontade faz evoluir e pode ser usado para sempre. Essa aprendizagem não ocorre apenas formalmente e sim em todas as vivências, é o professor ensinando o aluno a estar atento aos detalhes. Só aprende quem for capaz de enxergar com os olhos e o coração, ler com a alma e compreender os ciclos da natureza e da vida.

Estudar faz parte desses ciclos e dessa harmonia, e, enquanto educadores, minha equipe é orientada a voltar seu olhar à formação do aluno desde o seu primeiro ano acadêmico, oferecendo um ensino continuado, acolhedor e eficiente, discutindo pautas relacionadas ao dia a dia. Temos a preocupação de prepara-lo para a vida, resgatando os bons princípios pessoais e familiares, profissionais e éticos do convívio em sociedade, educando com dedicação, coragem, postura e muita vontade de transformar alunos em cidadãos capazes, respeitadores das diferenças e responsáveis.

A equipe prepara ainda para a sua principal transição: de criança para vida adulta. Coordenadores e professores estão aptos a esclarecer dúvidas e a proposta é formar com a família um “leitor do mundo”, um cidadão firme, capaz, com conteúdo, atitude, respeito ao próximo e às regras sociais. Ainda no social, os projetos pedagógicos deste segmento são trabalhados por disciplinas que buscam a relação teoria e prática. Assim, o objetivo é fazer perceber na sua própria visão e missão profissional, na sua dedicação humanista em prol do planeta, um forte impulso para sua própria motivação. Eis a razão de se apoiar a pesquisa e se revelar talentos dentro da Escola.

O jovem de hoje, mais bem informado, já percebeu que vai precisar de muito mais do que talento para abrir caminhos, enfrentar desafios, competir, criar soluções e correr riscos calculados. Terá de construir equipes e se integrar a elas, trabalhar com dignidade e conduzir seus discursos com coerência respeitando crenças, valores e diferenças. Terá também de saber questionar com respeito no intuito de aplicar as melhores ideias. Enfim, como diria o poeta: “Terá de usar sua natureza desbravadora enxergando as árvores, sem perder a poesia e a magia das florestas”.

Num ambiente agradável, um material pedagógico avançado, aulas multimídia e muito diálogo, o nosso objetivo é não ser essencialmente uma Escola conteudista. Cabem no ensino do Colégio Renovação valores como: coletividade, cooperação e amizade, para tornar mais fácil o desafio de se preparar para o mundo profissional. Assim, o nosso entrosamento com os alunos passa pelo essencial: A Comunicação Perfeita. E para que esta conexão aconteça é preciso acompanhar a velocidade com que a vida traça os destinos de cada um, falar a mesma língua e conquistar o respeito mútuo. E é dessa forma que temos percebido as mudanças e temos nos apegado a elas criando sintonias perfeitas.

Enquanto os jornais nos apresentam tragédias imensuráveis, nós do Colégio Renovação seguimos desviando a atenção dos nossos alunos para atitudes mais nobres e capazes de mudar o mundo.

Sueli Bravi Conte
Mestre em Educação, Psicóloga,
Psicopedagoga, Professora, Autora e
Doutoranda em NeuroCiência