Sarau – 2ºs Anos Fundamental I

O termo sarau vem do latim seranus/serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”.

O termo sarau vem do latim seranus/serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”. Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite.

Você já reparou que muitas crianças e jovens gostam de recitar poemas, tirar versos e fazer brincadeiras de rimas? Esse gosto tem sido pouco explorado em virtude de outras ofertas de entretenimento e atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças. No entanto, os alunos do 2º Ano brincaram com as palavras, dando vida às poesias de Vinicius de Moraes no Projeto de Leitura Versos coloridos. Onde está a poesia? Poesia no Reno”, realizando um Sarau, que foi apresentado aos alunos do 3º Ano.

Ao oferecer aos alunos a oportunidade de se debruçar sobre o texto poético, estamos também lhes dando a chance de se aproximar de um gênero ligado à sensibilidade do escritor e do leitor, que comunica não só pelas palavras, mas pela sonoridade e pelas imagens construídas. Assim, há um estímulo à leitura como ação que desperta o imaginário e a criação.

As poesias “O pato, As borboletas, A foca, A casa e A porta” ganharam vida na representação de cada um de nossos alunos, de uma maneira livre e prazerosa.