Transtorno de Comportamento – Como lidar com eles na escola

By Sueli Bravi Conte/ junho, 2019 Publicado Revista Imediata – Indaiatuba SP Entre os mais calmos, os mais

By Sueli Bravi Conte/ junho, 2019
Publicado Revista Imediata – Indaiatuba SP

Entre os mais calmos, os mais introspectivos, os comunicadores e aqueles que nunca obedecem às regras. Uma escola reúne estudantes de personalidades completamente diferentes, e ministrar uma atividade em sala de aula pode ser um exercício de paciência e tanto. Porém, é preciso que se tenha muita cautela com as crianças, porque os transtornos de comportamentos são muito mais complexos que uma simples teimosia. 

Os educadores devem estar prontos para receber os alunos de uma forma geral, mas é bem verdade que os mais questionadores, por exemplo, representam um desafio para o professor. Quando se depara com um aluno que apresenta tais características, a melhor maneira é saber lidar com cada particularidade trazida ao ambiente escolar. 

As condutas podem ser diversas e variar de questionamentos desafiadores a agressão física, em casos extremos. No entanto, é importante pontuar outros comportamentos que estão ligados ao transtorno como: violação de regras, desobediência em sala, intimidação dos colegas e professores; gritos, ações impulsivas, provocações e discussões. 

Sem dúvida que há muitos pais e professores que não estão preparados para lidarem com essas situações. No entanto, advertir de maneira enérgica não é um passo aconselhável, embora muitos o façam. Isso porque os alunos podem se sentir desafiados e insistirem na atitude que motivou a advertência feita. 

O ponto em comum de todas as maneiras de lidar com o transtorno de comportamento é o diálogo. É importante sempre estabelecer a comunicação entre o aluno e a autoridade em questão – professor, diretor, pais. Pergunte a ele o motivo de tanta desobediência e procure conquistar sua confiança. Certamente que isso não é tão simples assim, mas existem caminhos que visem à diminuição dos casos dessas condutas e que podem ser orientados a partir da escola:

 – Terapia em família: Grupos de apoio que trabalham o desenvolvimento da relação entre pais e filhos são uma ótima alternativa. Nessa situação, especialistas orientam os pais a estabelecerem uma comunicação efetiva com o filho, além de mostrarem a eles os limites que devem ser colocados no seu comportamento. 

– Acompanhamento psicológico: O aluno que apresenta algum transtorno de comportamento na escola também pode encontrar meios de melhorar sua relação e interação com os ambientes em que está. O acompanhamento psicológico pode significar um caminho muito bom, a partir do momento em que a terapia poderá ajudá-lo a conviver com todas as situações e todos à sua volta. 

– Equipe multidisciplinar: Nada mais indicado que atuar junto com uma equipe diversificada, que reúna terapeutas e professores de escola na busca pela melhora de conduta do aluno. 

Quanto aos pais? 

 Pais e responsáveis devem estabelecer uma comunicação bastante satisfatória com o grupo pedagógico e terapêutico a fim de chegarem a uma resposta adequada ao transtorno apresentado. É muito importante que todos tenham paciência com o aluno, uma vez que ele precisa encontrar nos adultos tanto confiança quanto autoridade. O fato de agir com cautela não significa deixar de impor limites. Muito pelo contrário, os limites são indispensáveis. Acompanhamento adequado e atenção dos pais são itens determinantes para o transtorno de comportamento que afeta a escola e os demais colegas de classe.